Foguete a água (Parte 9)

 Foguete

Introdução

A origem do foguete provavelmente é oriental, mais especificamente na China, local onde foi inventada a pólvora que serviu de combustível para os primeiros foguetes. A primeira noticia que se tem de seu uso data do século XIII, porém para fins militares, servindo como armas, este seu uso ocorreu até a 2ªGuerra Mundial onde foram usados para atacar as cidades de Londres e Paris. 

Após a guerra cientistas alemães liderados por Wernher von Braun, foram presos e obrigados a irem trabalhar nos Estados Unidos ou ficavam na Alemanha e seriam mortos pelos nazistas para que sua tecnologia fosse revelada aos seus inimigos. Daí que realmente começou a haver o desenvolvimento do uso de foguetes para a exploração espacial, aliado aos estudos já feitos por outros cientistas americanos.

Para explicar o funcionamento de um foguete, o melhor exemplo é uma bexiga de ar, destas que enfeitam festinhas de crianças. Uma vez cheia, quando o ar é liberado, a bexiga projeta-se no sentido contrário ao da saída do ar. Mas não é este “jato” que impulsiona o objeto de borracha e sim uma força idêntica e no sentido contrário à saída, na parede oposta à boca.


       Materiais

      Garrafa pet (600 ml)

      Plástico grosso (Utilizamos uma placa de "Vende-se")

      Rolha de cortiça

      Bomba de bicicleta


1. Como Construir?

Passo 1: Fure a rolha com a agulha da bomba utilizada.

Passo 2: Insira a mangueira no furo com uns 10 cm de sobra do outro lado (que vai dentro da garrafa).

Passo 4: Vire a garrafa com as aletas de ponta-cabeça.

Passo 5: Recorte a cartolina em formato de uma folha A4 e faça um cone com ela medindo em volta da parte inferior da garrafa pet. 

Passo 6: Repita o mesmo procedimento do passo 1 com uma folha de sulfite.

Passo 7: Coloque o cone feito de cartolina dentro do cone de sulfite para ficar mais firme e cole com fita adesiva os dois para não soltar.

Passo 8: Pegue um palito de churrasco e fure a ponta dos cones por dentro. Em seguida, passe um barbante (de comprimento 55 cm) e dê um nó por dentro para não soltar.

Passo 9: Pegue a outra ponta do barbante e amarre (de forma que o barbante fique esticado) ao redor da boca da garrafa.

Passo 10: Coloque o paraquedas feito e amarrado com a arruela de ferro na parte inferior da garrafa e o tampe com o cone.

Passo 11: Encha a garrafa com pouco mais de um terço de água.

OBS: Não coloque muita água, isso fará com que sua garrafa fique pesada e a pressão do ar dentro pode não ser o suficiente para fazer o foguete “voar”.

Passo 12: Tampe a garrafa plástica com a rolha.




2. Aletas

As aletas neutralizam o movimento lateral do foguete. O ar flui suavemente por eles se o foguete estiver viajando ao longo de seu eixo. Se houver algum movimento lateral, o ar que atinge as aletas empurra o foguete de volta para o movimento reto.

Sendo assim, todo o propósito das aletas em um foguete é fornecer estabilidade durante o voo, para manter o foguete no curso pretendido através da rotação induzida. Esta rotação é induzida pelas forças de levantamento geradas por cada aleta.


  •  Como fazer?

(Explicando como fizemos a nossa)

Passo 1: Pegue o plástico duro (nós utilizamos uma placa de "Vende-se") e recorte três figuras (parecidas com a imagem abaixo)  de mesma medida (aproximadamente 11x10x5 cm), cortando o lado da altura delas, 4 tiras de 2 cm de comprimento e largura entre elas.

Passo 2: Pegue os trapézios com as tiras cortadas e dobre-as alternando uma para o lado esquerdo, outra para o direito.

Passo 3: Pegue uma garrafa de 600 ml de refrigerante vazia e retire o rótulo. 



Passo 4: Cole as figuras ao redor do foguete, de modo a ficar com o mesmo espaçamento entre eles. 





Resultado Final:



  • Quantas Usar?

Um foguete  deve ter pelo menos três aletas. Isso ajuda com menos arrasto e melhora a estabilidade, além de ajudar a manter uma posição vertical durante o voo. Porém, se a pessoa estiver procurando por um voo reto mais lento,  deve-se usar 4 aletas, mas haverá mais arrasto, mas melhor estabilidade.

Por isso, o grupo optou por três aletas, pois projeta um foguete de alto desempenho e baixo arrasto. Isso permite que o arrasto de interferência (arrasto causado pela interferência do fluxo de ar sobre o corpo e as aletas na junção) seja reduzido em 25%.


  • Como Colocar? 

Fixe as três aletas dispostas a 120º uma da outra, próximas ao bico da garrafa não cortada, dobrando as bordas de maneira alternada (para esquerda e para direita). A colocação de aletas na extremidade traseira de um foguete aproxima o centro de pressão da extremidade traseira e aumenta a estabilidade. 


Obs.:As aletas ajudam o foguete a continuar apontando na direção em que foi lançado. Quando um foguete está voando pelo ar, as mudanças no ar podem fazer o foguete balançar. Se balançar demais, pode sair do curso. Dessa forma, certifique-se que estejam alinhadas (pois qualquer curvatura, interferirá na trajetória do foguete no ar).


  • Como Testar?
(Teste que nosso grupo realizou)

Utilizamos a base de lançamento feita por um dos integrantes.

Encaixamos o foguete nela (com um pouco de água) e fomos em um lugar aberto para testar.


O teste está demonstrado abaixo:





3. Responsável no grupo
==> Salomão (Nº29)


4. Referências
==> Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hLs4yXlty8Q -Acessado em: 18/05/2022


==> Disponível em: https://pt.helpr.me/19223-how-many-fins-do-you-need-for-a-bottle-rocket -Acessado em: 18/05/2022


==> Disponível em: https://serra.ifes.edu.br/images/stories/como_construir_o_foguete_MOBFOG_DE_2019.pdf -Acessado em: 18/05/2022


==> Disponível em: https://aerojr.com/blog/foguete-de-agua-tutorial/ -Acessado em: 18/05/2022


==> Disponível em: https://www.marysville.k12.oh.us/Downloads/Bottle%20rocket%20PPT.pdf -Acessado em: 19/05/2022


==> Disponível em: https://coolrocketstuff.com/model-rocket-faq/how-big-should-model-rocket-fins-be/ -Acessado em: 19/05/2022


==> Disponível em: https://howthingsfly.si.edu/ask-an-explainer/how-do-size-shape-and-number-fins-affect-performance-rocket -Acessado em: 19/05/2022


==> Disponível em: https://ideaexchange.uakron.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1426&context=honors_research_projects -Acessado em: 19/05/2022


==> Disponível em: https://www.rampfesthudson.com/what-is-a-missile-fin-called/ -Acessado em: 19/05/2022


==> Disponível em: https://www.sciencelearn.org.nz/resources/392-rocket-aerodynamics -Acessado em: 19/05/2022


==> Disponível em: https://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/F530_F590_F690_F809_F895/F809/F809_sem2_2009/LucasC_Luengo_RF2.pdf -Acessado em: 19/05/2022


Comentários