Guindaste com Eletroímã (Parte 2)

 Tipos de Materiais


Paramagnéticos

São materiais que possuem elétrons desemparelhados e que, na presença de um campo magnético, alinham-se fazendo surgir um ímã que consegue aumentar levemente o valor do campo magnético.

Na composição interna (microscópica) dos materiais paramagnéticos, vemos que cada átomo possui uma magnetização. Quando aproximamos um material paramagnético de um ímã, os ímãs microscópicos do material tendem a se orientar tomando a mesma direção do campo magnético externo, dessa forma o material adquire magnetização.

Esta nova orientação adotada pelos ímãs microscópicos do material paramagnético faz com que o material seja atraído pelo ímã. Porém, o campo de magnetização desaparece quando de retira o campo aplicado e eles são fracamente atraídos pelos ímãs.

Como exemplos podemos citar o Alumínio, o Magnésio e o Oxigênio.



Diamagnéticos

Materiais diamagnéticos são aqueles que, ao serem colocados na presença de um campo magnético externo, produzem um momento magnético na direção oposta à do campo aplicado, induzido por uma mudança no movimento orbital dos elétrons. Esse momento tem uma magnitude muito baixa e desaparece assim que o campo magnético externo é retirado.

Macroscopicamente é o caso oposto do paramagnético (compostos paramagnéticos são atraídos para campos magnéticos, enquanto compostos diamagnéticos são repelidos de campos magnéticos). O resultado final é que o material diamagnético é muito fracamente repelido pelo ímã. No fundo, todo material é diamagnético; só que na maioria dos casos o ferromagnetismo (permanente ou não) ou o paramagnetismo são mais fortes que o diamagnetismo.

Um dos fenômenos associados a essa força magnética fraca é a levitação diamagnética. O equilíbrio estável em um determinado campo magnético resulta em objetos flutuando no espaço livre, quando a intensidade geral do campo magnético é mínima.

Materiais como água, cobre, nitrogênio, sulfato de bário e a maioria dos tecidos são diamagnéticos.




Ferromagnéticos

Os materiais ou substâncias ferromagnéticos compreendem um pequeno grupo de substâncias encontradas na natureza, que ao serem colocadas na presença de um campo magnético se imantam fortemente, e o campo magnético delas é muitas vezes maior que o campo que foi aplicado.

Os materiais ferromagnéticos concentram linhas de forca magnética, e seu domínio e ordenado na mesma direção e sentido, ou seja, os materiais passam a ter uma magnetização não nula, pois mesmo que o campo externo seja desligado, a amostra ainda apresentara uma magnetização não nula.

No entanto, quando aquecidos acima da temperatura de Curie (temperatura na qual um material ferromagnético se torna paramagnético), eles se tornam paramagnéticos.

O ferro, o níquel, o cobalto e as ligas que são formadas por esses elementos químicos formam o grupo dos materiais ferromagnéticos.




Fontes
  • Paramagnéticos

https://pt.thpanorama.com/blog/ciencia/paramagnetismo-causas-materiales-paramagnticos-ejemplos-y-diferencias-con-el-diamagnetismo.html

https://www.preparaenem.com/fisica/materiais-paramagneticos.htm

http://coral.ufsm.br/cograca/graca9_1.pdf

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4319475/mod_resource/content/1/gab7.pdf


  • Diamagnéticos

https://sites.ifi.unicamp.br/lunazzi/files/2014/03/RafaelH-Garcia_RF2.pdf

https://www.jornalamateria.ufscar.br/news/explicando-a-materia-comportamento-magnetico-dos-materiais#:~:text=Materiais%20diamagn%C3%A9ticos%20s%C3%A3o%20aqueles%20que,no%20movimento%20orbital%20dos%20el%C3%A9trons.

https://www.portalsaofrancisco.com.br/quimica/diamagnetico

http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/ele17.htm


  • Ferromagnéticos

http://www.eletronpi.com.br/ferromagnetismo-histerese-saturacao.aspx

https://revista.facear.edu.br/artigo/download/$/consideracoes-basicas-das-propriedades-fisicas-magneticas-uma-aplicacao-em-computadores-

https://www.sulmag.com.br/materiais-magneticos

https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/materiais-ferromagneticos.htm

 


Comentários