Foguete a água (parte 3)

 Como foi feito


Montagem do paraquedas

Inspiração para o projeto:

Fonte: https://www.escoteiros.org.br/wp-content/uploads/2019/03/Boletim_grande_jogo_a%C3%A9reo.pdf

 

 

Passo 1: Pegue o saco plástico e corte as partes juntas dele para que você tenha um plástico maior. Em seguida, dobre ele no meio e depois em diagonais até o máximo que conseguir (vai obter mais ou menos um triângulo bem fino). 

Passo 2: Corte as partes que estão sobrando fora desse "triângulo" e depois, corte um arco rente a extremidade maior, de modo que se obtenha a maior arco possível desse "triângulo. A seguir, Corte um arco muito pequeno na ponta, ápice, desse "triângulo".

Passo 3: Abra o plástico cortado e verá que ele formou uma "flor" de 8 "pétalas". Em todas as pétalas fure com um lápis um buraco pequeno, de modo que no final, você tenha oito furos.

Passo 4: Amarre um pedaço de barbante de mesmo tamanho (aproximadamente 75 a 80 cm) em cada um dos furos e na outra ponta deles (juntando todos) dê um nó.

Passo 5: Por fim, coloque pedaços de fita adesiva nos furos do plástico com o barbante, para evitar de rasgar.

 

Resultado final:

 




 

 

Base de lançamento

Inspiração para o projeto:

 

Fonte: http://oficinadofoguete.blogspot.com/2013/03/mini-base-para-foguete-agua.html

 

Passo 1: Utilize as 2 tábuas ( a menor de 47,5 X 19,5 cm e a maior de 50,5 X 28,5 cm) colocando a menor embaixo para melhorar a sustentação da base e a maior para apoiar o mecanismo de lançamento lançamento foguete. 

Passo 2: Meça o meio da tábua maior e fura com uma serra-copo num tamanho suficiente para passar a capa de cano de 32 mm.

Passo 3: Corte o cano de 32 mm em 28 cm. Meça 3 cm e fure o cano em um tamanho que dê para passar a mangueira por dentro. 

Passo 4: Insira a capa de cano de PVC no buraco, o cano de 32 mm (de 28 cm de comprimento)  e passe fita isolante para a estabilização da base. 

Passo 5: Coloque alguns enforca-gato envolta da partes de fora na outra boca do cano e passe fita adesiva para segurá-los, de modo que a "cabeça" deles fique uns 2 cm para cima da boca do cano. 

Passo 6: Em seguida, pegue o arame e dê duas voltas ao redor do cano prendendo-o em cima do corpo das abraçadeiras de nylon (ele irá servir como uma abraçadeira de ferro artesanal). 

Passo 7: Corte 5 cm de cano de 40 mm. Meça 2 cm e fure até atravessar do outro lado do cano (será a trava utilizada). 

Passo 8: Neste mesmo cano de 40 mm amarre duas pontas de corda (uma em cada furo) e passe enforca-gato entre o furo e a corda para não soltar. 

Passo 9: Voltando para o cano de 32 mm, pegue a mangueira e passe por dentro do furo feito até que ela chegue na boca de cima do cano. Em seguida, coloque o bico de encher bola dentro da boca dela (e se caso ele não encaixar certinho, coloque veda-rosca). Coloque também uma tampa de garrafa pet (furada de modo a passar o bico de encher bola) e corte-a até ela passar pelo cano se muito atrito (ela servirá para manter a rolha pressionada na posição dentro da boca da garrafa).

Passo 10: Coloque a rolha furada de modo a passar somente o bico de encher bola, e cole um círculo de látex (geralmente existe dentro de bolas de futebol e vôlei) de tamanho igual a circunferência da rolha em cima dela (mas só passe cola até a metade do círculo de látex, deixando o furo da rolha livre- ele servirá como uma válvula artesanal). 

Passo 11: Voltando-se para a outra ponta da mangueira, coloque o bico da bomba de encher bicicleta dentro dela. Em seguida, passe barbante para manter a fixação do bico da bomba à mangueira. Coloque também um pedaço de arame (dando apenas uma volta ao redor da mangueira) em volta da mangueira, de modo a funcionar como uma presilha para ajudar na fixação do bico de encher bicicleta ao redor da mangueira. 

Passo 12: Fure em cada lado do cano inserido na madeira, dois buracos (de mesma distância do cano e de lados opostos, de modo a ficar os dois sem ficar na frente do furo onde está a mangueira). Depois disso, coloque dois ganchos com ponta de rosca soberba. 

Passo 13: Depois de feito isso, pegue as duas pontas de corda e nestas cordinhas, amarre 3 metros da mesma corda. Coloque os comprimentos de 30 cm de cordas amarrados, uma em cada gancho e pronto.

Resultado Final:

 




 

Foguete

Inspiração para o projeto:

Fonte: https://planetdosalunos.wordpress.com/2014/10/23/como-fazer-um-foguete-de-garrafa-pet/


Passo 1: Pegue o plástico duro (nós utilizamos uma placa de "Vende-se") e recorte três trapézios retângulos de mesma medida (aproximadamente 11x10x5 cm), cortando o lado da altura dele, 4 tiras de 2 cm de comprimento e largura entre elas.

Passo 2: Pegue os trapézios com as tiras cortadas e dobre-as alternando uma para o lado esquerdo, outra para o direito.

Passo 3: Cole os trapézios ao redor do foguete, de modo a ficar com o mesmo espaçamento entre eles. 


Resultado Final:



 


Comentários