PROJETO ATUAL
Funções dos integrantes no trabalho:
Davi (Nº07) ==> Construção do paraquedas
Monizi (Nº22) ==> Construção da base e paraquedas
Salomão (Nº29) ==> Construção do foguete
MATERIAIS
Tampa de proteção do paraquedas
Cartolina
Papel sulfite
Barbante
Paraquedas
Sacola de plástico
Linha Cordonê
Ilhóis
Alicate de Ilhóis
Arruela de ferro
Base de lançamento
Canos (de 25 mm, 32 e 40 mm)
Enforca gato
Corda
Mangueira de 3m
Fita
Boca de cano (32 mm)
Tábua
Fita isolante
Válvula para pneu de carro
Arame de ferro
Gancho de metal de rosca soberba (2)
Foguete
garrafa pet (600 ml)
Plástico grosso (Utilizamos uma placa de "Vende-se")
Rolha de cortiça
Bomba de bicicleta
CONSTRUÇÃO
Tampa de construção do paraquedas
Passo 1: Recorte a cartolina em formato de uma folha A4 e faça um cone com ela medindo em volta da parte inferior da garrafa pet.
Passo 2: Repita o mesmo procedimento do passo 1 com uma folha de sulfite.
Passo 3: Coloque o cone feito de cartolina dentro do cone de sulfite para ficar mais firme e cole com fita adesiva os dois para não soltar.
Passo 4: Pegue um palito de churrasco e fure a ponta dos cones por dentro. Em seguida, passe um barbante (de comprimento 55 cm) e dê um nó por dentro para não soltar.
Passo 5: Por último, pegue a outra ponta do barbante e amarre (de forma que o barbante fique esticado) ao redor da boca da garrafa.
Resultado Final:
Paraquedas
Passo 1: Pegue o saco plástico e corte as partes juntas dele para que você tenha um plástico maior. Em seguida, dobre ele no meio e depois em diagonais até o máximo que conseguir (vai obter mais ou menos um triângulo bem fino).
Passo 2: Corte as partes que estão sobrando fora desse "triângulo" e depois, corte um arco rente a extremidade maior, de modo que se obtenha a maior arco possível desse "triângulo. A seguir, Corte um arco muito pequeno na ponta, ápice, desse "triângulo".
Passo 3: Abra o plástico cortado e verá que ele formou uma "flor" de 8 "pétalas". Em todas as pétalas fure com um lápis um buraco pequeno, de modo que no final, você tenha oito furos (OBS.: no nosso caso, utilizamos um alicate de ilhóis com 8 ilhoses, para que ficasse firme e não precisasse colocar fita adesiva nos furos).
Passo 4: Amarre um pedaço de linha cordonê de mesmo tamanho (aproximadamente 75 a 80 cm) em cada um dos furos e amarre todos eles na arruela de ferro.
Passo 5: Por fim, corte 4 pedaços de barbante (com uns 30 cm de comprimento) e, contornando as aletas do foguete, amarre na arruela (de modo formando um X com a arruela no centro em pé).
Resultado Final:
Passo 1: Utilize as 2 tábuas ( a menor de 47,5 X 19,5 cm e a maior de 50,5 X 28,5 cm) colocando a menor embaixo para melhorar a sustentação da base e a maior para apoiar o mecanismo de lançamento lançamento foguete.
Passo 2: Meça o meio da tábua maior e fura com uma serra-copo num tamanho suficiente para passar a capa de cano de 32 mm.
Passo 3: Corte o cano de 32 mm em 28 cm. Meça 3 cm e fure o cano em um tamanho que dê para passar a mangueira por dentro.
Passo 4: Insira a capa de cano de PVC no buraco, o cano de 32 mm (de 28 cm de comprimento) e passe fita isolante para a estabilização da base.
Passo 5: Coloque alguns enforca-gato envolta da partes de fora na outra boca do cano e passe fita adesiva para segurá-los, de modo que a "cabeça" deles fique uns 2 cm para cima da boca do cano.
Passo 6: Em seguida, pegue o arame e dê duas voltas ao redor do cano prendendo-o em cima do corpo das abraçadeiras de nylon (ele irá servir como uma abraçadeira de ferro artesanal).
Passo 7: Corte 5 cm de cano de 40 mm. Meça 2 cm e fure até atravessar do outro lado do cano (será a trava utilizada).
Passo 8: Neste mesmo cano de 40 mm amarre duas pontas de corda (uma em cada furo) e passe enforca-gato entre o furo e a corda para não soltar.
Passo 9: Voltando para o cano de 32 mm, pegue a mangueira e passe por dentro do furo feito até que ela chegue na boca de cima do cano.
Passo 10:Pegue um pedaço de cano de 25 mm (com uns 28 cm de comprimento) e esquente uma extremidade dele. Em seguida, aperte a extremidade dos dois lados até que a mangueira com a rolha não passe mais.
Passo 11: Coloque a rolha furada de modo a passar somente o bico da mangueira de modo a ficar uns 10 cm acima da abertura da rolha.
Passo 12: Voltando-se para a outra ponta da mangueira, coloque uma válvula de pneu de carro com a extremidade sem borracha virada para fora da mangueira. Depois, coloque o bico da bomba de encher bicicleta encaixada nela.
Passo 13: Fure em cada lado do cano inserido na madeira, dois buracos (de mesma distância do cano e de lados opostos, de modo a ficar os dois sem ficar na frente do furo onde está a mangueira). Depois disso, coloque dois ganchos com ponta de rosca soberba.
Passo 14: Depois de feito isso, pegue as duas pontas de corda e nestas cordinhas, amarre 3 metros da mesma corda. Coloque os comprimentos de 30 cm de cordas amarrados, uma em cada gancho e pronto.
Resultado Final:
Foguete
Passo 1: Pegue o plástico duro (nós utilizamos uma placa de "Vende-se") e recorte três trapézios retângulos de mesma medida (aproximadamente 11x10x5 cm), cortando o lado da altura dele, 4 tiras de 2 cm de comprimento e largura entre elas.
Passo 2: Pegue os trapézios com as tiras cortadas e dobre-as alternando uma para o lado esquerdo, outra para o direito.
Passo 3: Cole os trapézios ao redor do foguete, de modo a ficar com o mesmo espaçamento entre eles.
Resultado Final:
Atualizações da situação atual
- Base de lançamento
- Foguete
No lugar, colocamos um cone de papel resistente, porém leve, que ao soltar e liberar o paraquedas, esperamos que não cause grandes alterações na descida do foguete.
Além disso, no lugar onde se amarra o paraquedas, colocamos uma arruela de ferro para pesar e fazer com que o paraquedas abra.
Obs.: ainda falta realizar testes com o novo mecanismo.
- Trabalho na situação atual
- Observações gerais
- Testes realizados até o momento
Comentários
Postar um comentário