Foguete a água (Parte 11)

Montagem da Base de Lançamento


~Materiais

       Canos (de 32 e 40 mm)

       Enforca gato

       Corda

       Mangueira

       Fita

      Boca de cano (32 mm)

      Tábua

      Tampa de garrafa pet

      Fita isolante

      Barbante

      Arame de ferro

      Gancho de metal de rosca soberba


~Montagem

Passo 1: Utilize 2 tábuas ( a menor de 47,5 X 19,5 cm e a maior de 50,5 X 28,5 cm) colocando a menor embaixo, para melhorar a sustentação da base, e a maior em cima, para apoiar o mecanismo de lançamento do foguete. 

Passo 2: Meça o meio da tábua maior e fure, num tamanho suficiente, para passar a boca de cano de 32 mm.

Passo 3: Corte o cano de 32 mm com 28 cm de comprimento. Meça 3 cm (desde uma das extremidades) e fure o cano em um tamanho que dê para passar a mangueira por dentro. 

Passo 4: Insira a boca de cano de PVC no buraco, encaixe nela o cano de 32 mm (de 28 cm de comprimento)  e passe fita isolante para a estabilização da base. 

Passo 5: Coloque alguns enforca-gato envolta das partes de fora na outra extremidade do cano (que não está encaixada) e passe fita adesiva para segurá-los, de modo que a "cabeça" deles fique uns 2 cm para cima da boca do cano. 

Passo 6: Em seguida, pegue o arame e dê duas voltas ao redor do cano prendendo-o em cima do corpo das abraçadeiras de nylon (ele irá servir como uma abraçadeira de ferro artesanal). 

Passo 7: Corte 5 cm (de comprimento) do cano de 40 mm. Meça 2 cm (desde uma das bocas) e fure até atravessar os dois lados do cano (será a trava utilizada). 

Passo 8: Neste mesmo cano de 40 mm amarre duas pontas de corda (uma em cada furo) e passe enforca-gato entre o furo e a corda para não soltar. 

Passo 9: Voltando para o cano de 32 mm, pegue a mangueira (de 3m de comprimento) e passe por dentro do furo feito (no passo 2) até que ela chegue na extremidade de cima do cano. 

Passo 10: Pegue um pedaço de cano de 25 mm (com uns 28 cm de comprimento) e esquente uma extremidade dele. Em seguida, aperte a extremidade dos dois lados de um diâmetro que a mangueira com a rolha não passe mais.

Passo 11: Fure (de um comprimento a passar a mangueira pelo buraco)  e em seguida, passe o bico da mangueira, de modo, a ficar com 10 cm acima da abertura da rolha.

Passo 12: Voltando-se para a outra ponta da mangueira, coloque uma válvula (pode ser aquelas de pneu de bicicleta; nosso grupo optou por uma de pneu de carro com a extremidade sem borracha) virada (com a parte de rosquear) para fora da mangueira. Depois, coloque o bico da bomba de encher bicicleta encaixada nela. 

Passo 13: Fure em cada lado do cano inserido na madeira, dois buracos (de mesma distância do cano e de lados opostos, de modo, que os dois não fiquem na frente do furo onde está a mangueira). Depois disso, coloque dois ganchos com ponta de rosca soberba. 

Passo 14: Feito isso, pegue as duas pontas de corda (de mesma medida, pode ser de 30 cm de comprimento) e, nestas cordinhas, amarre 3 metros de corda. Coloque as cordas amarradas, uma em cada gancho e pronto.


~Resultado Final






~Problemas encontrados durante a montagem e suas soluções

O primeiro problema que encontramos foi o vazamento de água pela mangueira (pois não tínhamos colocado a principio a mangueira acima da água, e sim, na boca da rolha). Porém, ao ajustar o comprimento da mangueira depois da rolha, a água parou de vazar por ali.

O segundo problema encontrado foi em relação a trava, pois ao puxar, ela não se mexia. Entretanto, ao colocar um pouco de Vaselina, a trava começou a se movimentar do jeito certo.

O terceiro problema encontrado pelo grupo foi no que diz respeito a pressão para fazer o foguete decolar, pois o ar que colocávamos dentro do foguete pela bomba, voltava. Descobrimos que o motivo era o encaixe direto da mangueira na bomba de bicicleta e, para evitar a volta do ar, colocamos uma válvula de pneu de carro para impedir o retorno do ar e manter a pressão dentro do foguete.

O quarto problema que o grupo percebeu (por intermédio do professor em apresentação na sala de aula) foi o comprimento da mangueira estar muito curto. Nós então, pegamos uma mangueira de aproximadamente 3 m de comprimento e trocamos.


~Teste com a base atual





~Teste com a base anterior (que deu errado)




Comentários